29ª Bienal

29 set

Maria Fernanda Marques Bismarchi

A exposição se chama 29ª Bienal, nela tem muitos artistas, portanto escolhi algumas obras pelas quais mais me interessei.Uma delas é do artista Henrique Oliveira e o nome da obra é “A origem do 3º mundo”.

A Bienal desse ano trouxe artistas que estão fazendo arte criticando a politica, como por exemplo as obras de Gil Vicente, que são desenhos dele assassinando o Lula, o Fernando Henrique Cardoso entre outras pessoas que são ligadas à polita, ou também os urubus de Nuno Ramos, onde estão os urubus possui caixas de som tocando música, como por exemplo Bandeira Branca. O espaço é muito grande, portanto para ver toda a exposição você tem que ter o dia inteiro para poder explorar as maravilhas que os artistas exporam.

Eu achei muito legal, algumas obras se destacam dentre todas; o diferencial dessa exposição é que são vários artistas e além disso não possui apenas pinturas ou esculturas. Alguns artistas colocaram filmes, recortes de jornais, entre outras coisas diferentes. O que eu achei mais interessante é uma caverna feita de madeira grampeada, ou seja, são vários retalhos de madeiras juntados, você pode entrar na obra, e ela é como se fosse uma caverna com um labirinto dentro, porém quando você sai da caverna você percebe que a saída do labirinto é como se fosse a vagina, ou seja, o artista Henrique de Oliveira quis que essa caverna fosse o ultero de uma mãe, por isso do nome “A origem do 3º mundo”.

Outra obra que eu gostei foi da artista iraniense Monir Shahroudy Farmanfarmain

Os urubus de Nuno Ramos

E também os desenhos de Gil Vicente

Horários de funcionamento
De 2ª a 4ª feira das 9 às 19h
5ª e 6ª feira das 9 às 22h
Sábado e domingo das 9 às 19h
(entrada admitida até uma hora antes do fechamento)

De 25 de setembro a 12 de dezembro

Parque do Ibirapuera · Portã​o 3
Pavilhão Ciccillo Matarazzo  (Pavilhão da Bienal)
São Paulo · SP · Brasil
Entrada gratuita

site da 29ª Bienal: http://www.29bienal.org.br

Deixe um comentário