Tékhne – MAB, FAAP.

1.*

2. Maria Vitória Rigo de Melo

3. Tékhne, vários artistas.

4. A exposição chama-se Tékhne, trata-se de uma mistura da história da arte (na qual a FAAP é pioneira) e também maravilhosas obras que mexem com técnologia, som, imagem, entre outros. Além disso, também temos acesso a pinturas, livros, internet, entre outros.

5. Acredito que de todas as exposiçoes que eu já vi na FAAP, a Tékhne e a Memórias Reveladas (exposição em frente a Tékhne) foram as que mais me chamaram atenção. O modo pelo qual os artistas buscaram expor a história da arte plástica e também as obras, é fascinante. A presença do visitante é essencial, podemos mexer em algumas obras, ouvir, andar sobre, etc… A obra de arte que mais me chamou a atenção, foi o quadro de Marcio Zanini, Atelier de Santa Helena, de 1942 feito com oleo s/ tela; trata-se de um atelier antigo, com tintas, obras, mesas, cadeiras, etc.

6. Algumas imagens retiradas da internet presentes na exposição:

A primeira trata-se de uma sala redonda na qual nos posicionamos ao centro e deve-se assoprar os vidrinhos pendurados no teto; a luz reflete neles fazendo com que a sala se “movimente”. A segunda obra é feita c/ pequenas letras, porém, de longe, aparenta ser uma pintura normal.

Esta obra custa tempo para ser desvendada; o que enxergamos é um pedaço de algodão na qual um projetor passa a imagem da água (verde) e do próprio artista nadando nu.

7.  Quando: 15 de Setembro de 2010, ás 14h.

Onde: MAB, FAAP.

Até quando: 14 de Novembro de 2010.

Links relacionados:

http://agenda.universia.com.br/outras/2010/09/01/exposicao-tekhne

http://www.faap.br/hotsites/memorias_reveladas_tekhne/index.htm

http://designinforma.blogspot.com/2010/09/esposicoes-tekhne-e-memorias-reveladas.html

*Essa foi a única imagem que eu consegui pois os seguranças da exposição Tékhne não permitiram fotos.

Deixe um comentário